Psicossomática: O que é?

Psicossomática: O que é?

“Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas. O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade”. 
Clarice Lispector

A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades tanto da Medicina quanto da Psicologia, para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar do indivíduo.

A palavra Psicossomática, na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano de forma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a Medicina quanto a Psicologia já perceberam que não existe separação ideal entre mente, corpo e espírito que não transitem nos contextos sociais, familiares e profissionais.

Sendo assim, a Psicossomática é a ciência que estuda as doenças orgânicas com descarga no corpo, isto é, uma lesão de órgão ou sistema provocado por alguma disfunção do sistema nervoso.

Independentemente da filiação teórica que sustenta o olhar do profissional, busca compreender a subjetividade da pessoa, sua história de vida. Não privilegia a doença ou o órgão, mas a pessoa com seu jeito de sentir, de pensar e agir. Por isso, congrega diferentes posicionamentos teóricos em suas atividades e eventos que auxiliem nesta direção, sem menosprezar ou julgar uma ou outra teorização.

Põe quanto És no Mínimo que Fazes
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
Fernando Pessoa

Para todos aqueles que estão pensando em voar e esticar suas asas além do ninho…

3 Comentários

  1. Olá Carla, muito legal esse vídeo. Inspirador e muito poético. Que belo presente! Bjs

    • Obrigada Solange! Uma linda semana pra você!

    • Solange, obrigada! Grande beijo!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *