Por que procurar um Psicólogo?

Por que procurar um Psicólogo?

O primeiro passo é geralmente o mais difícil e também o mais importante. Com ele faremos as transformações se tornarem possíveis.​ Cada um de nós é único, então ao longo de meu caminho procurei aprender diversas técnicas para cada processo terapêutico, sem “rotular” aqueles que me procuram.

Com uma orientação psicanalítica, vieram juntar-se ao meu atendimento, a Psicossomática, a Terapia Breve, a importância do grupo no trabalho com dependentes químicos e de álcool, as oficinas de memória e narrativa com os idosos, a Psicologia Social como instrumento da ciência que lida com a interação humana e o trabalho voluntário em Instituições, que me renova a cada dia, lembrando a vastidão de possibilidades que encontro no mundo para evoluir.

Geralmente as sessões são realizadas semanalmente, com duração de 50 minutos. Essa periodicidade pode ser variável, de acordo com a demanda do paciente e seu processo terapêutico.

Não existe um “tempo” certo para a finalização de cada processo, pois isso depende de diversas variáveis, como por exemplo, o vínculo existente entre psicólogo e paciente, as modificações da própria rotina ao longo do atendimento, a pontualidade nas sessões, dentre outros.

Citando Humberto Maturana, como humanos que somos, não vivemos só. A história da humanidade mostra que o amor está sempre associado à sobrevivência. Sobrevive na cooperação. Se a mãe não acolhe o bebê, ele morre. É no acolhimento que a existência se permite acontecer.

Numa de suas parábolas, Jesus fala do camponês lançando sementes ao solo. Algumas caem nas pedras e são comidas pelas aves, outras caem num solo árido e resistem por pouco tempo. Mas há aquelas que encontram boa terra e crescem vigorosas. Assim também nós precisamos de um solo acolhedor para nos desenvolver.

2 Comentários

  1. Only wanna tell that this is very useful , Thanks for taking your time to write this. adgeakcbbkeb

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *